Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

As “Expressões” do Espumante

expressoes-champanhe-roteiro-sabores.jpg

Com a chegada do verão, que se aproxima, ao qual associamos o sol, a praia ou o campo, o calor e os convívios/refeições ao ar livre com a família e/ou amigos, está igualmente associado o consumo de bebidas frescas e/ou geladas. Assim, é natural um acréscimo de consumo de determinadas bebidas, entre estas, estão os espumantes. No ato da compra e/ou determinação do produto a adquirir é frequente o consumidor ser confrontado com a utilização de expressões com as quais não tem qualquer familiaridade. É com o intuito de ajudar a melhor entender algumas das expressões usadas que deixamos algumas indicações sobre as mesmas e seus significados.

Austero

Diz-se austero um espumante que não é fácil na boca e que, por isso, se torna menos apelativo. Ás vezes é mesmo agressivo pela sua extrema secura e, normalmente, pela elevada acidez.

Bolha finíssima

Noção muito subjectiva, em regra aplicada às bolhas de espumante de diâmetro claramente inferior a um milímetro e que dão uma espuma finíssima à superfície.

Bolha média

Noção relativa às bolhas de espumante com dimensão equivalente a uma cabeça de alfinete.

Cheio

Diz-se do espumante que tem algum peso, que se sente na boca. Esta noção, que se prende com o corpo e com o sabor do espumante, não tem significado para aqueles que entendem que um espumante perfeito é tão leve que quase não se sente na boca.

Perlar (o copo)

Fazer com que as pequenas bolhas de CO2 que se desprendem no interior de um copo de espumante fiquem coladas à respectiva parede.

Vivacidade

No contexto, este termo refere-se à intensidade aromática do espumante, que é notória, tornando-o apelativo e moderno.

Untuoso (final de boca)

O mesmo que amanteigado ou gordo, e é o resultado da presença de algum corpo, alguma suavidade e, principalmente de algum conteúdo celular (das leveduras), durante o processo de envelhecimento do espumante.

 

Espumantes e o Roteiro de Sabores

No seu roteiro de sabores não poderiam faltar os Espumantes, e a Roteiro de Sabores propõe duas linhas distintas para compor os seus cabazes ou poderem ser adquiridos separadamente:

Espumantes Seleção

Seleccionamos para si um conjunto de espumantes produzidos em Portugal que podem acompanhar a sua refeição do princípio ao fim ou ser consumidos em ocasiões especiais:

  • Espumante Danubio Bruto
  • Espumante Lancer´s “José Maria da Fonseca”
  • Espumante Murganheira Reserva M/Seco

  • Espumante Raposeira Reserva Meio Seco

Espumantes Prestige

Os espumantes Raposeira têm vindo a impressionar pela sua qualidade e requinte. Os espumantes propostos, constituem uma escolha perfeita para qualquer ocasião, experimente!

  • Espumante Raposeira Velha Reserva Bruto
  • Espumante Raposeira Super Reserva Bruto
  • Espumante Raposeira Super Reserva Bruto “Blanc de Blancs”
  • Espumante Raposeira Super Reserva Bruto “Blanc de Noir”

  • Espumante Raposeira Super Reserva Peerless

Os espumantes não são o rei dos nossos cabazes, mas são com certeza um toque de charme e bom gosto, quer sejam nos nossos cabazes:

Venha visitar-nos no Roteiro de Sabores  e delicie-se.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub