Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

As “Expressões” do Vinho IV

expressoes-vinho-4-roteiro-de-sabores.jpg

No seguimento do artigo anterior, continuamos a partilhar expressões utilizadas no mundo do vinho…

 

Rubi-intenso

A Intensidade da cor é um parâmetro importante em enologia, embora normalmente não seja entendido como conceito técnico. A intensidade mede-se através da inclinação do copo de vinho a 45º contra um fundo branco. Quanto mais densa for a cor, ou seja, quanto mais impenetrável se revelar à luz, maior é a sua intensidade. Por outro lado, quanto maior for o bordo incolor junto ao vidro, menos intensa é a cor do vinho. Quanto mais intensa na cor, mais denso é na boca e mais corpo tem o vinho.

 

Magro

Termo que designa um vinho com falta de corpo e de estrutura. Em degustação aplica-se para dar uma visão de conjunto do vinho e significa que, por um lado, é agradável, por outro, não enche a boca.

 

Potente

Vinho muito encorpado, geralmente bastante alcoólico.

 

Redondo

É um dos termos mais usados e apreciados em degustação e aplica-se aos vinhos de grande qualidade que, entre outras virtudes, são equilibrados e harmoniosos, macios, completos capazes de encher a boca e deixar uma sensação de plenitude.

 

Vivo

Vinho atrativo, que tem boa acidez natural e um justo equilibrio.

 

Componente vegetal

Familia de aromas que são de natureza vegetal, mas não de frutos nem de flores. Com esta noção, que faz parte da chamada “roda dos aromas”, pretende-se salientar o verde, que pode ser seco, a feno, ou, no caso dos brancos, evocar os espargos, o caldo de ervilhas, etc. O vegetal é um descritor sensorial normalmente muito valorizador do vinho.

 

As Expressões Roteiro de Sabores

A Roteiro de Sabores partilha consigo através dos seus cabazes todas as expressões e aromas dos melhores vinhos, escolhidos a preceito para satisfazer todos os gostos, acompanhados por iguarias do mais requinte sabor.

Venha conhecer os nossos cabazes:

 

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D