Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

As “Expressões” do Vinho V

expressoes-vinho-5-roteiro-de-sabores.jpg

No seguimento do artigo anterior, continuamos a partilhar expressões utilizadas no mundo do vinho…

 

Curto de boca

Vinho pouco persistente, depois de engolido, por não ter prolongamento na boca. Este é um dado objetivo, porque a duração de um vinho na boca, depois de ser engolido, pode ser medida ao segundo, normalmente, esta duração, ou prolongamento, tem que ver com a acidez.

 

Intensidade floral e frutada

Vinho com uma exuberância aromática elevada. Os aromas a flores e a frutos são próprios da casta. Por exemplo, no caso da casta Fernão Pires, dentro das flores, descobrem-se aromas quentes como os da acácia, da laranja e da tília, enquanto os frutos lembram normalmente os citricos doces do tipo da laranja.

 

Limpidez cristalina

Diz-se de um vinho que se apresenta brilhante, praticamente sem substâncias sólidas em suspensão, quando observado contra a luz.

 

Fibra

Sinónimo de estrutura, vigor, de alguma coisa de consistência na boca. Falar de um vinho com fibra é o mesmo que dizer que tem mais vivacidade ou que é menos mortiço.

 

Pico gasoso

É o toque de gás carbónico detetado no vinho, que deve ser suficiente para lhe dar graça e para o tornar ligeiramente picante, mas sem ser ostensivo como no caso do espumante ou do champanhe, enche a boca. É claramente isso que caracteriza o vinho verde. Corresponde à noção de agulha, outro termo usado para traduzir o toque subtil da gás carbónico do vinho.

 

Austero

O termo austero, termo igualmente usado para os espumantes, é correntemente usado para caracterizar o vinho jovem que deixa uma impressão dura, devido à acidez ou aos taninos.

As Expressões Roteiro de Sabores

A Roteiro de Sabores partilha consigo através dos seus cabazes todas as expressões e aromas dos melhores vinhos, escolhidos a preceito para satisfazer todos os gostos, acompanhados por iguarias do mais requinte sabor.

Venha conhecer os nossos cabazes:

 

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D