Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

Copos de Vinho Tinto

copos-vinho.jpg

Para quem se inicia no mundo dos vinhos e pretende conhecer um pouco mais deste produto bem como as matérias que o envolvem, será natural confrontar-se com uma realidade que porventura não esperaria, tantas são as expressões utilizadas.

 

Com o conteúdo deste artigo procuramos contribuir  para retirar o maior partido do consumo do vinho e, neste particular, abordamos a temática do tipo de copo para  consumo de vinho tinto.

 

É provável que já se tenha sentido baralhado perante uma prateleira de hipermercado ou de uma loja de vinhos, no sector destinado a copos, e que se tenha questionado, qual a melhor escolha e a razão de tão grande variedade, na forma, no tamanho, no preço, etc.,

 

Efetivamente, a escolha não é simples, mesmo para enófilos com algum conhecimento, e por isso, a decisão muitas vezes é dificil.

 

Por isso, pode simplificar a tarefa adquirindo copos desenvolvidos para degustações técnicas, é o caso do copo “coringa”, ISO (international Standards Organization), o qual serve para qualquer vinho.

 

No que respeita concretamente aos copos de vinho tinto, tendo necessidade de levar a cabo uma escolha, opte por adquirir copos típicos para os tintos (Bordeaux e Borgonha).

 

O vinho tinto, como já referimos, necessita de espaço, e também algum tempo, para respirar, pois tem aromas e sabores muito intensos. Por isso, o copo deve ter um corpo grande, fazendo com que liberte toda a sua potência. A forma releva também para a “agitação” do vinho, por isso, o copo não deve ser cheio, sendo o mesmo preenchido até um terço de sua capacidade.

 

As formas mais comuns dos copos de vinho tinto são, o Bordeaux e Borgonha, copos que foram assim batizadas por causa das famosas regiões produtoras de França.

 

Os copos “Bordeaux” foram feitos para vinhos mais encorpados e ricos em taninos, possuem um abaulamento grande, mas têm a borda mais fechada para evitar a dispersão de aromas, concentrando- os. A aba fina direciona o vinho para a ponta da língua, permitindo que a untuosidade e os sabores frutados dominem antes que os taninos sejam direcionados para a parte de trás da boca. É o copo indicado para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Tannat, entre outras uvas.

 copo-de-vinho-bordeaux.jpg

Os copos “Borgonha” são em formato balão (ou seja, com um abaulamento maior do que os Bordeaux) para que haja mais contato com o ar, o que permite que o bouquet se liberte mais rapidamente, destina-se a vinhos mais complexos e concentrados, produzidos principalmente com a uva Pinot Noir, como é o caso dos vinhos de Borgonha. Este copo foi feito de forma a que o vinho explore muito o nariz. O formato direciona o fluxo acima da ponta e do centro da língua, diminuindo a acidez e acentuando as qualidades mais arredondadas e maduras do vinho.

copo-de-vinho-borgonha.jpg

Experimente estas Dicas com Os Vinhos Roteiro de Sabores

A Roteiro de Sabores além de fazer acompanhar os seus cabazes com néctares divinos, também os comercializa separadamente.

Dentro dos nossos cabazes o Vinho tem sempre um papel de destaque, pois é o mesmo que faz combinar todos os seus elementos.

Venha descobrir a nossa variedade de Cabazes de Natal, ou perca-se pelos nossos Cabazes Gourmet e compreenda o motivo pelo qual os fazemos tão especiais para si.

E por falar em si…já imaginou um cabaz pensado somente em si?

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D