Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

Cuidados Básicos A Ter Com O Serviço Do Vinho

cuidados-basicos-servico-vinho-roteiro-de-sabores.

 

Para uma melhor degustação do vinho, existem muitos elementos importantes a ter em conta, que em si, são externos ao próprio néctar.

 

Obviamente, que esses elementos não fazem de um mau vinho, um produto de excelência, mas um bom vinho pode pôr em causa a sua qualidade e/ou reputação se não forem respeitados determinados cuidados com o vinho, a sua desadequada utilização pode impedir que se retirem deste os seus melhores aromas.

 

Um exemplo, dos cuidados a ter com o vinho é a temperatura a que um vinho deve ser servido, a este propósito, remetemos para artigos anteriores em que nos debruçamos sobre este tema, ou seja, um artigo a recordar ou a ler para quem ainda o não fez.

 

Poderíamos falar também de outros aspetos essenciais a ter em conta, designadamente, para vinhos onde se recomenda “guardar”, e que merecem algum tempo mais de garrafa, o local e a temperatura a que os mesmos estão sujeitos neste “estágio”.

 

Este assunto será também ele objeto de uma abordagem em próximos artigos.

 

Aspeto igualmente a ter em conta são os copos, a sua forma, manuseamento e cuidados a ter com os mesmos, existe hoje no mercado uma diversidade enorme de oferta no que respeita a este item, que iremos, também, abordar em artigos seguintes.

 

Porém, importa referir neste artigo que quando se serve um vinho, os copos devem estar perfeitamente limpos, para não pôr em causa, a visualização deste, e sem vestígios de detergente, por causa dos aromas.

 

Sempre que serve um novo vinho, deve trocar de copo, caso contrário há mistura de sabores.

 

Assim, quando lavar os copos, deve fazê-lo de preferência, à mão, sem detergente, e deixar que os mesmos “tomem” um pouco de ar.

Depois, coloque-os a escorrer voltados para baixo durante um ou dois minutos.

Após a utilização, e ao processo de lavagem, seque-os com um pano limpo e guarde-os em pé, num armário fechado, longe do pó e dos maus cheiros.

 

Vinhos e a Roteiro de Sabores

 

Venha disfrutar destas dicas nos néctares que acompanham os nossos cabazes:

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D