Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

O ENÓLOGO

roteiro-de-sabores-enologo.jpg

 

O Enólogo é o profissional responsável por todas as decisões que recaem sobre a produção do vinho.

Esse trabalho inicia-se com a análise do solo com vista a determinar a(s) melhor(es) casta(s) para plantação, cujas qualidades particulares transmitem ao vinho o seu carácter único, designadamente quanto ás suas características físicas, químicas e biológicas.

Não menos importante, é o clima que incide sobre este, a videira embora seja uma planta em geral de estrutura robusta, tem desenvolvimentos distintos em função do clima da região.

O frio excessivo impede a uva de amadurecer, em sentido contrário, muito calor, faz com que a uva obtenha sabores pouco agradáveis e pouco frescos.

Efetivamente, o frio e o calor em quantidades, quanto baste, são essenciais, o frio para que a planta hiberne e regenere as suas propriedades e vigor, o Sol porque se revela fundamental para a fotossíntese e para o desenvolvimento de açúcar nos frutos, as uvas terão assim mais facilidade em amadurecer com qualidade perante temperaturas mais estáveis e com boa exposição solar.

O trabalho do Enólogo inicia-se assim muito antes da chegada das uvas ao lagar, já que a qualidade do vinho começa na própria vinha. 

O Enólogo preocupa-se igualmente com o tratamento das videiras, com a qualidade das uvas e o seu transporte para o lagar, e com todo o processo subsequente de que irá resultar o vinho.

O Enólogo participa ainda em todo o processo pós-colheita, definindo as técnicas de vinificação e o momento de colocar o vinho no mercado.

Não raras vezes, atua igualmente como vendedor do (seu) produto, assumindo também um papel importante no marketing deste, ainda que hoje em dia, existam profissionais da área que desempenham a contendo esta tarefa.

Normalmente, com formação em Agronomia e especialização na área, o Enólogo é o profissional de elaboração dos vinhos.

No próximo artigo, vamos continuar a falar dos intervenientes no mundo do vinho abordando outro interveniente muito importante o Escanção ou sommelier.

Até lá visite os nossos cabazes, os nossos cabazes gormet e os nossos vinhos.

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D