Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Roteiro de Sabores

Qual a temperatura ideal para servir o vinho?

temperatura-ideal-vinho.jpg

No imaginário dos apreciadores e amantes do vinho existem algumas ideias mais ou menos consolidadas, entre estas, está a temática da temperatura dos vinhos. Assim, é recorrente pensar que os vinhos brancos, rosé ou verde devem ser consumidos sempre frescos, enquanto o vinho tinto deve ser consumido à temperatura ambiente. Em bom rigor, esta teoria não corresponde à verdade, porque é necessário definir “fresco” e temperatura ambiente. Em pleno mês de Agosto, um vinho tinto no Alentejo servido à temperatura ambiente, poderá estar a 30º C, o que de todo é uma temperatura adequada para servir vinho tinto. Com este artigo procuramos ajudar a descodificar este tema.

 

A temperatura dos vinhos é essencial para assegurar que as melhores qualidades desse nectar tenham o devido destaque assim, a titulo de exemplo, 18º C é a temperatura máxima a que um vinho tinto deve ser servido, desta forma os aromas ou bouquet podem mostrar todo o seu esplendor, porque, genéricamente, podemos afirmar que estão no seu auge, ao contrário, se for submetido a uma temperatura inferior a 8º C, essas características são praticamente anuladas.

 

As temperaturas, uma referência para os apreciadores do vinho são um excelente ponto de partida para descobrir aquela que, na sua perspectiva é a mais adequada. Para avaliar, de forma correcta, o mais exato possivel a temperatura de um vinho, o ideal é utilizar aparelhos especificos e da especialidade, designadamente, termómetros, os quais são hoje encontrados em lojas da especialidade, garrafeiras ou mesmo em supermercados.

Guia prático de temperaturas

Vinho Tinto

Jovem: 11º a 14º

Encorporado: 15º a 17º

Reserva: 16º a 18º

 

Vinho Branco

Leve e doce: 6º a 8º

Jovem, meio-seco, leve, doce, encorporado: 7º a 10º

Encorporado: 10º a 12º

 

Vinho Rosé

Temperatura ideal: 7º a 10º

 

Vinho Verde

Branco 8 a 12 °C;

Rosado 10 a 12 °C;

Tinto 12 a 15 °C.

Espumantes de Vinho Verde 6 a 8 °C.

 

Vinho Espumante

Doce: 6º a 9º

Bruto: 6º a 12º

 

Vinho do Porto

Branco (servido fresco): 6º a 7º

Branco: 8º a 12º

Tawny: 12º a 16º

Vintage: 16º a 18º

 

Vinho Generoso

Madeira: 10º a 14º

Moscatel: 12º a 14º

 

Os Vinhos e a Roteiro de Sabores

Além de serem parte essencial dos Cabazes Roteiro de Sabores, os vinhos são também um dos nossos produtos de eleição.

 

Produzidos em Portugal, com recurso às mais avançadas técnicas de vinificação ou segundo métodos tradicionais, são vinhos de excelente qualidade.

 

Seleccionamos para si, alguns dos melhores néctares para que possa usufruir de momentos inesquecíveis, dividindo-los em 5 categorias:

 

  1. Vinhos Monocastas - Esta categoria foi criada a pensar nos apreciadores de vinhos monocastas. Apresentamos uma diversidade de vinhos onde é possivel optar por castas nacionais e estrangeiras, e experimentar o prazer que cada uma;
  2. Vinhos Premium - Esta categoria preveligia vinhos de qualidade superior, indicados para apreciar em momentos particularmente distintos e especiais e em boa companhia;
  3. Vinhos Seleção Santa Vitória - Nesta categoria selecionamos para si vinhos tipicamente alentejanos, com marcada presença de aromas a fruta e com boa estrutura. Todos os vinhos propostos dão muito prazer beber;
  4. Vinhos Seleção - Os vinhos apresentados nesta seleção são vinhos aromáticos, elegantes e refrescantes. São vinhos fácies de berber, que podem ser consumidos no dia a dia;
  5. Vinhos Seleção DFJ - Os vinhos Selecção DFJ são o corolário de casamentos felizes entre duas monocastas, combinação perfeita que resulta em vinhos equilibrados e com boa estrutura.

 

Venha conhecê-los nos nossos cabazes onde a qualidade acompanha sempre a variedade:

 

 

Sigam-me

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D